domingo, 23 de março de 2008

Ovos + Coelho = Páscoa.

Como falei no post anterior que iria procurar por que no dia da Páscoa, vende-se ovos sendo que o simbolo é o Coelho, que num bota ovo nem aqui, e nem na #!@$@. (Vai se ele é transgênico ashushuaa).

Mas primeiro vamos saber por que páscoa chama páscoa.
“Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae.
Na Grécia Antiga, esse termo também é encontrado como Paska
Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.

O coelho está relacionado com essa data, porque ele representa a fertilidade. O coelho é o Bruce lee na cama, ele se reproduz muito rápido e em grandes quantidades. Ele se reproduz segundo essa fórmula de Fibonacci(eu acho que é essa). Segundo os meus conhecimentos de procura no Wikipedia. :P


Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.

Agora já sabemos o por quê.
Como no mundo existe muitooos, mas muitos povos, vou colocar o que significa a páscoa para alguns povos.

Páscoa Judaica:
Marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados por faraós durantes vários anos. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moisés, fugiram do Egito.

Páscoa para os cristãos:
Essa data celebra a ressurreição de Jesus Cristo. O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior ao equinócio da Primavera (21 de março)
Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.


Que aula da páscoa hein? Agora já não passam a páscoa sem saber o que é. Apenas com o conhecimento que é dia de ganhar ovos de chocolate. (;

[Tudo isso foi encontrado com a ajuda de nosso amado e idolatrado Google]

Nenhum comentário: