Mas primeiro vamos saber por que páscoa chama páscoa.
“Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae.
Na Grécia Antiga, esse termo também é encontrado como Paska
Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.
O coelho está relacionado com essa data, porque ele representa a fertilidade. O coelho é o Bruce lee na cama, ele se reproduz muito rápido e em grandes quantidades. Ele se reproduz segundo essa fórmula de Fibonacci(eu acho que é essa). Segundo os meus conhecimentos de procura no Wikipedia. :P
Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Agora já sabemos o por quê.
Como no mundo existe muitooos, mas muitos povos, vou colocar o que significa a páscoa para alguns povos.
Páscoa Judaica:
Marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados por faraós durantes vários anos. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moisés, fugiram do Egito.
Páscoa para os cristãos:
Essa data celebra a ressurreição de Jesus Cristo. O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior ao equinócio da Primavera (21 de março)
Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.
Que aula da páscoa hein? Agora já não passam a páscoa sem saber o que é. Apenas com o conhecimento que é dia de ganhar ovos de chocolate. (;
[Tudo isso foi encontrado com a ajuda de nosso amado e idolatrado Google]
Nenhum comentário:
Postar um comentário